quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Governo Federal visita novos prefeitos dos municípios alagoanos do Plano Juventude Viva


Governo Federal visita novos prefeitos dos municípios alagoanos do Plano Juventude Viva

Data: 20/02/2013
Na primeira atividade com as novas gestões municipais, SEPPIR e SNJ fazem monitoramento do plano e divulgam a campanha de enfrentamento à violência contra a juventude negra
Governo Federal visita novos prefeitos dos municípios alagoanos do Plano Juventude Viva
Plano é uma ação interministerial sob a coordenação da SEPPIR e da Secretaria-Geral

De terça a sexta-feira (19 a 22/02), os coordenadores do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, o Juventude Viva, farão uma visita de monitoramento das ações que estão em andamento nas cidades de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares, em Alagoas. A visita é o primeiro contato dos novos gestores municipais com a coordenação do Plano.

“O Juventude Viva foi pensado para ser executado em nível local, por isso esse encontro com as prefeituras é tão importante”, explica Mônica Oliveira, diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR. De acordo com a gestora, a visita vai possibilitar ao Governo Federal reafirmar a pactuação com as prefeituras e dar início à execução das ações .

Entre as várias atividades agendadas, se destaca a reunião de instalação do Comitê Gestor Estadual do Juventude Viva, que acontece hoje (20/02), com a presença do governador Teotônio Vilela Filho, da diretora da SEPPIR, Mônica Oliveira, da secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, entre outras autoridades dos municípios onde o Plano está sendo implementado. Além destes, a atividade contará com a presença de pessoas que terão participação no Comitê, cuja atuação será de instância gerencial do Plano. Entre eles, servidores das secretarias estaduais envolvidas nas ações e representantes da sociedade civil.

Campanha
Durante a visita, o ator Darlan Cunha, o “Laranjinha”, da série Cidade dos Homens, participará de atividades da campanha Juventude Viva, da qual é protagonista. O artista visitará bairros priorizados pelo Plano nas quatro cidades alagoanas para dialogar com os jovens das localidades. No bate papo ele contará sua experiência como ator negro na televisão e no cinema brasileiros e sobre o papel dos jovens na superação da violência e promoção da cultura de paz. A iniciativa faz parte da estratégia de expansão do Plano, que em 2013 será implementado em pelo menos mais cinco estados.

Também participam da visita técnica o coordenador do Juventude Viva na SEPPIR, Felipe Freitas, e a coordenadora da ação na SNJ, Fernanda Papa. Freitas destaca que a ida a Alagoas irá proporcionar um melhor acompanhamento nos territórios. “É muito importante para o desenvolvimento do Plano por ser o primeiro encontro com os novos prefeitos dessas quatro cidades. Durante esses dias, realizaremos atividades da campanha, com a participação de Darlan, que é uma referência positiva para os jovens”, afirma.

De acordo com Severine Macedo, a atividade acontece em um momento fundamental, pois celebra a parceria e o compromisso da nova gestão de prefeitos com a iniciativa. “A sinergia e o comprometimento dos municípios com os estados e o governo federal serão fundamentais para o êxito das ações do Juventude Viva. Estamos, enquanto governo federal, fazendo esse contato mais próximo para darmos os esclarecimentos e a assistência necessária aos gestores dos municipais”, disse a secretária.

O Juventude Viva é uma ação interministerial sob a coordenação da SEPPIR e da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Sobre o Plano - O Juventude Viva é resultado da articulação entre 10 Ministérios, sua implementação é feita em conjunto com os estados, municípios, a sociedade civil, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública, entre outros parceiros. O Plano foi construído por meio de um processo participativo, com o envolvimento dos movimentos juvenis, do movimento negro, de representantes do hip hop, de especialistas em segurança pública e por meio de diálogos com atores governamentais, nas três esferas de governo.
Coordenação de Comunicação da SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário