quinta-feira, 3 de novembro de 2016

No dia 07/09 a partir das 17h a Livros & Livros, Luís Claudio de Oliveira e a editora Mar de Idéias convidam para o lançamento do livro FAMILIAS NEGRAS CENTENARIAS: MEMORIAS E NARRATIVAS. O livro é o resultado de tese de doutorado do autor, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 2015. O estudo foi realizado basicamente na cidade de Rio Claro / RJ, ao longo de quase uma década junto à família materna do autor. O que chamou atenção para a possibilidade deste trabalho etnográfico foi o complexo de ações empreendido pelo grupo familiar, que levou o autor a revisitar as suas memórias e reescrever, autonomamente, a própria história, com o fim de transmitir valores às gerações futuras. As narrativas colhidas entre os parentes dos três troncos que constituem a família extensa dos Bernardo-Glória-Faustino, remetem à reflexão do quanto famílias negras brasileiras são mais que coadjuvantes na construção da identidade nacional. A leitura nos conduz a reconhecer o protagonismo desses sujeitos sociais.
Famílias Negras Centenárias: memórias e narrativas é o 1º volume da coleção Tramas de Ideias que tem por finalidade reunir obras que resultam de pesquisas acadêmicas das Ciências Sociais e áreas afins. O foco recai na divulgação de análises referentes a temas vinculados aos debates em torno de cidade, religião, relações raciais, sexualidade, emoção, família e memória.
Luís Cláudio de Oliveira é nascido na cidade do Rio de Janeiro a 14 de dezembro de 1959, um dos sete filhos da empregada doméstica Maria da Glória Bernardo e do inspetor de polícia Wilson de Oliveira. Na juventude viveu no subúrbio do Méier, tendo se mudado para a cidade de Guapimirim, onde vive desde 2006. É cientista social, mestre em educação, cultura e comunicação em periferias urbanas e doutor em memória social. Desde os anos 1970 tem ativa participação política em movimentos sociais, especialmente no movimento negro. Foi professor da rede pública estadual do Rio de Janeiro por vinte anos. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, UERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário