quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Inscrições ficam abertas até amanhã (30/07) e devem ser acessadas através do endereço eletrônico www.palmares.gov.br/nufac. Seleção irá garantir a implantação dos Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra em todo o Brasil.
Entidades privadas sem fins lucrativos, que atuam nas áreas de cultura e educação, poderão se inscrever até amanhã (30/07) na chamada pública nº 01/2013, lançada pela Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura (FCP/MinC). A seleção visa à criação de Núcleos de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra (Nufac’s), para capacitação profissional de 1.200 jovens negros e negras em todo o Brasil. O investimento do Edital é de cerca de R$ 4 milhões.

Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.palmares.gov.br/nufac e conferir o edital para efetivar sua inscrição.

Em sua segunda edição, o certame selecionará 10 (dez) propostas de entidades que possuam capacidade técnica e administrativa para oferecer cursos de formação profissional na área cultural para jovens negras e negros do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, oriundos das classes sociais C, D e E de todas as regiões brasileiras.

Com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), o concurso destinará a cada Núcleo o orçamento necessário para custear as despesas com 120 jovens. Cada aluno receberá também uma ‘Bolsa Incentivo’, que poderá ter a duração de até 10 (dez) meses, dependendo do período de duração do curso. O presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, explica que o subsídio é, principalmente, um estímulo para diminuir a evasão aos cursos.

“Com a ‘Bolsa Incentivo’, os alunos poderão se dedicar aos cursos e consequentemente ter um bom desempenho durante a formação”, afirma. “Além do mais, a capacitação desses jovens fortalecerá o mercado de trabalho no campo cultural e incentivará a promoção, a preservação e a difusão do patrimônio e das expressões culturais afro-brasileiras e africanas”, afirma.

A iniciativa do Governo Federal atende à proposta do Plano de Prevenção à Violência contra Jovens Negros, o Juventude Viva, com a criação de oportunidades para prevenir a vulnerabilidade deste segmento populacional, fortalecendo as organizações da sociedade civil que trabalhem diretamente com o empoderamento da identidade e cultura negra.

Inscrições – Poderão se inscrever na chamada pública entidades privadas sem fins lucrativos que atuam nas áreas de cultura e educação. Essa experiência deve ser comprovada por meio do histórico da instituição proponente e da aferição do efetivo exercício de atividades referentes ao objeto da parceria durante os últimos três anos; desenvolvam trabalhos em prol da cultura afro-brasileira, nas condições e exigências estabelecidas neste Edital; e estejam credenciadas e cadastradas no portal de convênios do Governo Federal, o Siconv.

Com informações da Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário