sexta-feira, 16 de agosto de 2013

SDR Maravilha se organiza para a III Conferência Regional de Promoção de Igualdade Racial

SDR Maravilha se organiza para a III Conferência Regional de Promoção de Igualdade Racial

Maravilha (16/08/2013)

Com o tema “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha, juntamente com as SDRs de Palmitos, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Chapecó, Itapiranga, Xanxerê, Seara, Quilombo, São Lourenço do Oeste e Concórdia, realizam a terceira edição da Conferência Regional de Promoção de Igualdade Racial. O evento está programado para próxima terça-feira, 20, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Maravilha, com inicio às 13h.
Na tarde desta quinta-feira, 15, os gerentes de Assistência Social, Trabalho e Habitação das 11 SDRs envolvidas participaram de uma reunião de trabalho. De acordo com a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Iolanda de Mello Zanchet, o objetivo do encontro foi revisar o passo a passo da programação. “Foram definidos, neste último encontro, os detalhes para que esta Conferência que envolve representantes de 75 municípios seja de grande sucesso”, destaca.
Iolanda lembra ainda que a palestra magna será ministrada pelo presidente do Conselho Estadual das Populações Afro-descendentes de Santa Catarina (CEPA), José Elito Ribeiro. O palestrante é formado em Direito com Pós Graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário e é membro do Instituto Liberdade.
Os objetivos da Conferência são reafirmar e ampliar o compromisso dos governos e da sociedade com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social, avaliando os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Discorrendo o tema central, quatro eixos nortearão os trabalhos durante o encontro, são eles: 1) Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; 2) Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; 3) Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias; 4) Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.
Na ocasião, além de definir as propostas, serão eleitos os 22 delegados para a etapa Estadual que acontece no dia 30 de agosto, em Florianópolis. Estes delegados serão 50% mulheres, 30% jovens com efetiva representação das comunidades tradicionais, cigana, judaica e árabe palestina. Já a 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) será realizada de 5 a 7 de novembro, em Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário