quarta-feira, 11 de março de 2015

SEPPIR e Semidh-DF discutem parcerias para o combate ao racismo

SEPPIR e Semidh-DF discutem parcerias para o combate ao racismo

Data: 11/03/2015
Nova gestão da Secretaria de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal participa de audiência na SEPPIR para discutir trabalho conjunto
SEPPIR e Semidh-DF discutem parcerias para o combate ao racismo
A secretária adjunta de Políticas para a Igualdade Racial da Semidh, Vera Araújo, a ministra Nilma Lino Gomes e a secretária de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, Marise Nogueira, articulam trabalho conjunto.
A secretária de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, Marise Nogueira, e a secretária adjunta de Políticas para a Igualdade Racial da Semidh, Vera Araújo, participaram nesta terça-feira (10) de audiência com a ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes para articular novas parcerias com a pasta. Também participaram do encontro o secretário-executivo da SEPPIR, Giovanni Harvey, e o assessor especial Roberto Borges.
Na ocasião, a ministra Nilma Lino Gomes manifestou o interesse da Secretaria em ampliar o trabalho conjunto com a Semidh. “Nossas secretarias já têm parcerias de trabalho em curso e o Distrito Federal já fez a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Mas podemos fazer mais. Pautar a questão racial não é papel apenas da SEPPIR, mas de todo o Estado brasileiro. Já demos alguns passos importantes nesse sentido, mas precisamos avançar com essa agenda”, considerou a ministra.
A secretária adjunta de Políticas para a Igualdade Racial da Semidh, Vera Araújo, salientou a necessidade de realizar um debate com o Poder Judiciário. “Historicamente, o movimento negro trabalha com a temática policial, buscando trabalhar junto aos operadores de segurança pública. Mas precisamos sair do inquérito e entrar no processo. Por isso é inadiável o debate com o Poder Judiciário para pautar isso institucionalmente. E a Semidh e a SEPPIR podem ser parceiras nesse trabalho”, afirmou Araújo.
Dentre as ações relacionadas à política de promoção da igualdade racial no âmbito do Distrito Federal, a secretária de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, Marise Nogueira, destacou o Disque Racismo (156 opção 7). “O Disque Racismo é a política racial que teve mais visibilidade no DF, com o recebimento de 8 mil denúncias por ano”, enfatizou a secretária, que completou: “Precisamos pensar em ações conjuntas que deem retorno para a sociedade. Além disso, existe uma demanda sobre a nossa região de um protagonismo no combate ao racismo. Por isso é importante trabalharmos juntos nessa pauta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário