terça-feira, 13 de novembro de 2012


Secretaria da Assistência Social promove atividades para comemorar a Semana da Consciência Negra

Florianópolis (12/11/2012)

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina (Cepa) promovem, nesta terça-feira, 13, e em 22 de novembro, atividades relacionadas à Semana da Consciência Negra. Nesta terça-feira, o evento será, a partir das 17h, no auditório da SST e o segundo, às 10h, na Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), ambos em Florianópolis.
O mercado de trabalho e suas relações étnicorraciais e o trabalho escravo contemporâneo serão abordados nas palestras. Em Santa Catarina, a população de afrodescendentes é de 178.469. Dessas, 99.919 pessoas estão no mercado de trabalho, aponta o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o presidente em exercício do Cepa, José Ribeiro, pesquisas mostram que ainda é precário o número de afrodescendentes nos setores administrativos, tanto governamentais quanto privados. “Se compararmos os mesmos índices de escolaridade, há muito mais brancos do que negros no mercado de trabalho nos setores administrativos de grande relevância.”
O objetivo do evento é fazer a interlocução da sociedade civil e governo com o intuito de debater as políticas públicas e ações afirmativas para os afrodescendentes. “Ainda há muito que se compartilhar sobre as políticas com os demais, as pessoas têm que entender e dar opinião sobre as políticas afrodescendentes”, afirma Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário